Como o próprio nome diz, esta espécie não pertence naturalmente aos nossos rios e lagos, mas devido à sua grande capacidade de adaptação, estas tartarugas competem fortemente com espécies autóctones (por exemplo com o cágado mediterrâneo) por habitat, alimento e locais de desova. É uma espécie que pode viver cerca de 50 anos, podendo chegar a atingir 60 cm de comprimento, o que a torna comparativamente maior que o cágado. Caracteriza-se por listas vermelhas ou amarelas atrás dos olhos.
O que Comem?
Insetos, camarões, lagostins, cobras, anfíbios.
Como se reproduzem?
O acasalamento ocorre na primavera e outono. A postura ocorre de abril a julho e de dezembro a maio nas subespécies tropicais, podendo pôr até 30 ovos. A incubação dura entre 59 e 112 dias, dependendo da temperatura.
Curiosidades
É uma espécie exótica e não deve ser libertada na natureza, face aos danos que normalmente daí decorrem para as espécies autóctones. Voraz, alimenta-se de quase tudo. O esperma pode ser armazenado pela fêmea até 79 dias. São conhecidas 15 subespécies. A Trachemys scripta é a espécie com maior variação geográfica. A mais comum é a tartaruga-de-orelhas-vermelhas (Trachemys scripta elegans).